Empreendedores de Morro Redondo esperam incremento do turismo regional pós-pandemia

Fonte : Jornal Tradição de 08/05/2020 – Diones Forlan

Enquanto na esfera nacional e internacional os operadores de turismo amargam um grande prejuízo devido à paralisação do setor durante a pandemia de Covid-19, os empreendedores regionais alimentam uma esperança: a de captar estes turistas que vão buscar roteiros mais próximos de casa, para suas férias ou descanso em feriados e finais de semana. Os integrantes dos roteiros turísticos regionais, como o Morro de Amores, estão se preparando para receber estes turistas, já nos primeiros dias de inverno, já que o isolamento social vem sendo flexibilizado, com a adoção das devidas medidas de higiene e distanciamento permitido.

O presidente da Associação dos Empreendedores Turísticos de Morro Redondo (Aetmore), Luiz Fernando Fiss Neumann¸ do Hotel Fiss, conta que já existe este anseio de moradores de municípios vizinhos, mas esta receptividade deve obedecer critérios como o uso obrigatório de máscara e higienização das mãos com álcool gel, além de restringir a recepção a pequenos grupos, na maioria famílias, com o objetivo de garantir a segurança de todos. “Já há um estudo, divulgado pelo Sebrae, de que haverá esta reconexão das pessoas de forma gradual através do turismo com a expectativa de atender mais gente das cidades vizinhas”, diz. Ele salienta que há um vasto mercado de turistas, que viajavam por exemplo para Santa Catarina ou Nordeste do País e hoje já estão buscando lugares mais próximos.

“Alguns empreendedores, que ofereciam café colonial somente aos domingos já pensam em expandir a oferta para outros dias, como sexta e sábado”. Segundo ele, num primeiro momento funcionará como uma experiência, por um período de 30 dias, e se obter o resultado esperado terá maior divulgação. “Cada empreendimento fará a divulgação em suas redes sociais”, diz.

O roteiro turístico Morro de Amores completa seis anos de existência em 2020 e trata-se de um conjunto de empreendimentos e atrações turísticas de Morro Redondo, que tem como plano de fundo a Serra dos Tapes, e que favorece as pessoas que querem descansar e passear. É um passeio barato, perto e um turismo original, com igrejas centenárias, cachoeiras e café colonial. O roteiro está restrito à área do município, pois a ideia é dar sustento aos empreendimentos locais e oferece além de hospedagem, gastronomia colonial, artesanato, doces, trilhas e o que muitos querem e precisam, o contato com a natureza e a vida rural.

O embrião deste trabalho começou a se formar no final de 2013, quando foi realizado convênio com o Sebrae, através do projeto Costa Doce Natureza, que impulsiona o turismo no Sul do Estado e fomentou a criação de outros roteiros à Costa Doce, como o Caminho Pomerano, em São Lourenço do Sul. A primeira apresentação oficial da ideia ocorreu durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado e inicialmente foi abraçada por seis empreendimentos. O número de integrantes do roteiro é bem variável, já que muitos integram a iniciativa com seus serviços e produtos, mas não estão abertos para visitas. Estão distribuídos entre o Centro da cidade e a zona rural. A distância média entre um empreendimento e outro e o Centro fica, no máximo, em oito quilômetros.

A Associação mantém um site, ainda em fase de construção, com a descrição de cada empreendimento associado e o que oferecem, localização e contatos. Por meio de um mapa, os turistas poderão saber o endereço exato de cada local e também das agroindústrias participantes. “Estamos otimistas, das cinco festas programadas para a região até o final do ano, espera-se que pelo menos duas se realizem”, diz. Atualmente, 14 empreendimentos e duas agroindústrias estão listados no site e no mapa . Confira: https://morrodeamores.com.br/empreendimentos/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *